Instalando debian para thunder 3.1

OLá pessoal!

Bom aqui descreverei como instalar o debian, e o que é necessário para que se possa instalar o thunder, através desses passos seu debian estará pronto para receber o thunder, para um perfeito funcionamento do thunder é necessário que se tenha um bom hardware, e esse hardware vai depender de alguns fatores de sua rede, como por exemplo a quantidade de clientes.

Em meus clientes e através da experiência adquirida em diversas instalações cheguei a conclusão que:

Para thunder com até 100 clientes: dual core, 4G de RAM, mais dois hd's, um de até 250G para o sistema e o squid, e um hd de 500G para o thunder.

Para thunder de 100 a 400 clientes: Dual core com 4G de RAM ( Ou mais) mais 3 hd's, sendo um pequeno de até 80G, (que pode ser IDE) para o sistema, um de até 250G para o squid, e mais um de 500G para o thunder.

Para acima disso: Quad core (ou superior) 8G de RAM (Ou mais) 4 hd's, sendo um de 40 a 80G para o sistema (pode ser IDE), um de até 320G para o squid, um de 500G a 1T para o thunder, e mais um HD de 500G para o youtube.

Esse hardware sugerido é o que tenho instalado e que vem funcionando corretamente com o thunder nesse cenário de clientes.

Instalando o debian: Para instalar o debian e não ter problema algum na instalação, mesmo você sendo leigo no assunto faça o seguinte:

Baixe a ISO do debian link abaixo:
Download do debian

Após isso grave a ISO em um CD, procure gravar na menor rotação possível que seu CD-ROM permita, feito isso coloque o CD na maquina em que vai instalar o debian.

O debian tem que ser instalado no HD menor, vou citar como exemplo o de 80G (IDE), coloque só esse HD na maquina, não precisa dos outros agora,deixe desplugados da placa mãe os outros e coloque a sua placa mãe para dar o boot pelo CD.

Se encontrar alguma dúvida para instalar o debian no link abaixo tem um vídeo do youtube que ensina a instalar o debian passo a passo, lembrem, a maquina que vai ficar seu thunder é um servidor dedicado, que vai ficar ligado 24 horas e peça importante de sua rede, não instale nada que não seja necessário nele, faça a instalação BÁSICA.

Aqui o vídeo com a instalação do debian server:
http://www.youtube.com/watch?v=3R7pzp8LeS8

Após concluir a instalação do debian e a maquina rebotar, é necessário que você instale o pacote ssh, esse pacote ssh é que dará o acesso externo ao seu debian, permitindo assim instalar o thunder na maquina, antes de rodar o comando para instalar o ssh vc precisa certificar-se que o seu debian está atualizado com os comandos:
apt-get update ''enter''
apt-get upgrade ''enter''

O comando para instalar o ssh é:
apt-get install ssh

Após isso desligue a maquina, plugue os outros Hd's na placa mãe, e contacte o profissional que irá instalar seu thunder.