segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ZONA DE FRESNEL

_Zona de Fresnel


A Zona de Fresnel é um aspecto de suma importância no planejamento e troubleshooting de um link RF.
Pode ser definida como uma série de elipses concêntricas em torno da linha de visada. Ela é importante para a integridade do link porque determina uma área em torno da linha de visada que pode introduzir interferência no sinal caso ele seja bloqueado.



Observe um detalhe muito importante na definição acima ((séries de elipses)), quando você está instalando e direcionando uma antena existe a zona primária e as secundárias, você tem que procurar fechar na zona primária.



Agora, padrões na instalação permite achar facilmente essa zona, vou dar umas pequenas dicas:

SUPORTE: Quando chegar na casa do cliente dê preferência a instalar o suporte na linha (de madeira) da casa do cliente, certeza ficará bem mais estável que na parede.

CANO: Procure instalar a antena no lugar mais alto da casa, para que o cano possa ser o menor possível para evitar oscilações, use canos de qualidade, é melhor comprar canos de ferro galvanizado em uma sucata do que comprar canos vagabundos no comércio.

ANTENA: Ai vem também a parte do cano, se o cano for vagabundo quando vc apertar a abraçadeira da antena o cano irá amassar, e dessa forma não conseguirá a perfeição, e se conseguir, não será por muitos dias.

ADAPTADOR USB --PLACAS PCI= NÃO

Use ap's em seus clientes, de preferência com POE onde o ap fique junto a antena para não ter a perda de Rf dos 10 metros do cabo, temos várias soluções integradas que além de ficar estéticamente perfeito no cliente, você terá um nível de sinal que nenhum adaptador usb ou placa PCI vai alcançar.


Os detalhes não param por aqui, mas se começar a fazer assim, talvez não tenha mais esses problemas,  é uma questão de adotar padrões nas instalações de antenas de seu provedor.